Desde muitos séculos que o materialismo naturalista restringe a existência de DEUS baseado na Fé.
Devemos mesmo não acreditar em DEUS por que não podemos vê-lo?
É verdade mesmo que tudo aquilo que não pode ser analisado e observado tem que ser descartado?
Tomás de Aquino, que foi um grande filósofo teísta da idade média certa vez disse:
Não pode haver contradição entre Fé e Razão.
O mesmo Tomás de Aquino, inteligentemente demonstrou que através do exercício da razão, é possível detectar a existência de DEUS utilizando-se através das suas cincos vias de demonstração.
Primeira via
Primeiro motor imóvel: tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.
Segunda via
Causa primária: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.
Terceira via
Ser necessário: existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.
Quarta via
Ser perfeito: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres.
Quinta via
Inteligência ordenadora: existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada.
Estas vias de demonstrações de Aquino para confirmar a existência de DEUS, é refutada universalmente, porém, é inquestionável analisando racionalmente.
Porquê é bastante difícil para algumas pessoas acreditarem em DEUS fazendo uso da razão?
A ciência já comprovou que a luz é a unidade mais antiga do universo, ou seja, ela existe antes do sol e da lua.
Faço a seguinte pergunta: Como foi que os astronomos descobriram que a luz é mais antiga que o sol e a lua?
Creio que foi através das observações e das experimentações. Se para chegar a uma confirmação (Razão) tem que fazer uso das “observações” e das “experimentações”, porquê não credibilizar algo que não podemos vê-lo, porém, é analizado e ratificado através da razão?
O argumento da razão é um dos vários argumentos a favor da existência de DEUS. C.S Lewis foi bastante feliz na sua retórica em dizer que:
“Supondo que não há nenhuma inteligência por trás do universo, nenhuma mente criativa. Nesse caso, ninguém concebeu meu cérebro para o propósito de pensar. Trata-se apenas de um acaso, que os átomos no interior do meu crânio, por razões físicas ou químicas (Processo evolutivo), se organizaram de certa maneira que me dá como subproduto, a sensação que eu chamo de pensamento. Mas, em caso afirmativo, como posso confiar em meu próprio pensamento, que ele é verdadeiro? É como virar uma jarra de leite na esperança de que a maneira como o leite espirra resulte em um mapa de Londres. Mas se eu não posso confiar em meu próprio pensamento, é claro que eu não posso confiar nos argumentos que levam ao Ateísmo e, portanto, não tenho razão para ser ateu, ou qualquer outra coisa. Se eu não acreditar em Deus, eu não posso acreditar no pensamento e não posso usá-lo para não acreditar em Deus”.
Esta explanação de C.S Lewis a favor da existência de DEUS é excelente!
Vou colocar como o cerne principal da existência de DEUS este argumento de C.S Lewis. E inspirado neste argumento, irei fazer algumas indagações ao leitor deste blog.
Geralmente admiramos a pessoa que inventou o computador, o inventor da máquina fotográfica e tantos outros equipamentos sofisticados. E você já parou para pensar quem produziu o cérebro de quem inventou tais equipamentos?
O que irá acontecer se você colocar uma vasilha cheia de àgua num congelador? Com certeza, a àgua que está dentro desta vasilha irá se tornar em gelo.
Quem te deu a certeza que esta àgua iria se tornar gelo depois de algumas horas?
Você já parou para pensar quem te privilegiou com esta certeza?
Você atribue sua capacidade de resolver problema complexo a você mesmo(a)?
Ou você crê que existe uma mente anterior a sua que te deu a capacidade de pensar inteligentemente?
Neste exato momento que você está lendo este texto, e fazendo uma auto-análise, existe uma mente antes da sua que está lhe proporcionando o direito de pensar.
Pense nisto!
No Amor de Cristo, Isaías Alves.
..muuito bom amado amigo Isaias...sempre parei pra questionar todas estas coisas...rsrs
ResponderExcluirrealmente..como poderiam existir...?